terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Excesso de suor, como combater?


A hiperidrose, caracterizada pela transpiração em excesso, é motivo de desconforto para muitas pessoas, piorando no verão. A camisa encharcada de suor quando se precisa usar terno diariamente ou um simples aperto de mão podem gerar constrangimento.

A sudorese descontrolada atinge ambos os sexos e afeta principalmente mãos e axilas, que estão entre as partes do corpo que mais possuem glândulas sudoríparas. A causa muitas vezes é genética, começando a se manifestar na adolescência.

Entre os tratamentos mais recomendados pelos médicos para esse problema está a toxina botulínica. Ao ser injetada sob a pele, a toxina bloqueia o nervo da glândula sudorípara, obstruindo o estímulo que gera o suor e eliminando a transpiração.


O procedimento é simples: feito com anestesia local, dura cerca de 30 minutos e não requer internação. O paciente pode retornar às suas atividades normalmente no mesmo dia.

É uma ótima alternativa à cirurgia, que pode apresentar complicações, como o aumento do suor em outras partes do corpo. Além disso, a aplicação da toxina botulínica não afeta nervos e glândulas, ao contrário da cirurgia. Na toxina botulínica o efeito começa a aparecer em 48 horas e dura cerca de seis meses. Após esse prazo, é só repetir o procedimento para se manter livre desse indesejável desconforto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário